quarta-feira, 20 de outubro de 2010

JEQUIÉ ADERE AO PROJETO A TARDE EDUCAÇÃO


O conhecimento abre portas. Com esse pensamento, a Prefeitura de Jequié aderiu ao projeto “A TARDE Educação”, em mais uma parceria firmada com o objetivo de incentivar à leitura no Município. O Termo de Adesão ao projeto foi assinado pelo prefeito de Jequié, Luiz Amaral, em solenidade realizada nesta terça-feira, 19 de outubro, no auditório do Itajubá Hotel, a qual contou com a participação do diretor geral do jornal A Tarde, Edvaldo Boaventura; da secretária de Educação, Miriam Rotondano; do diretor da Direc-13, Roberto Gondim, além de vários secretários e diretores municipais, profissionais da educação, alunos de escolas da rede pública municipal e outros convidados. Todos destacaram a importância dos investimentos que vêm sedo feitos no sentido de melhorar o aprendizado.

A Secretária Miriam Rotondano destacou o esforço da administração municipal de buscar novas parcerias na área da educação, citando as atividades desenvolvidas em conjunto com a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), a exemplo do projeto Sala de Leitura; e a parceria com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) na execução do projeto Universidade Aberta do Brasil. “Por determinação do prefeito Luiz Amaral estamos implementando várias iniciativas capazes de melhorar a qualidade do ensino público”, disse.

O diretor do jornal A TARDE, Edvaldo Boaventura, destacou a importância do prefeito Luiz Amaral para a implantação do projeto em Jequié. Ele afirmou que Luiz Amaral fez questão de implantar o “A TARDE Educação” na cidade, demonstrando total interesse pela educação. Disse que a missão do projeto é a formação de leitores. “Todos nós precisamos ler. O jornal ensina e enriquece o currículo. A leitura informa e forma as pessoas, aumentando a capacidade crítica dos cidadãos”, concluiu.

O prefeito Luiz Amaral, por sua vez, enalteceu a participação do professor Edvaldo Boaventura para a educação na Bahia, afirmando que, foi graças a ele, o ensino superior chegou ao interior do Estado, resultando na criação de universidades como a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESB (Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia) e a UESF (Universidade Estadual de Feira de Santana). “Foi esse ilustre cidadão que planejou e executou o projeto de expansão do ensino superior no interior do Estado. O professor Edvaldo Boaventura possibilitou que milhares de jovens estudassem”, enfatizou.

De acordo com Luiz Amaral, antes os tempos eram ainda mais difíceis. Os jovens do interior tinham que estudar em Salvador, mas quem não tinha condições financeiras simplesmente não fazia curso superior. “É por isso que todos reconhecem seu trabalho, a sua importância para a Bahia”, afirmou.

O projeto “A TARDE Educação” será desenvolvido, inicialmente, em 17 escolas da rede municipal de ensino da sede e da zona rural, atendendo aproximadamente 7 mil alunos. As escolas cadastradas receberão um kit pedagógico e terão acesso aos conteúdos do site do A TARDE. Além das assinaturas que as escolas cadastradas receberão, serão realizadas oficinas para que os professores sejam capacitados para utilizarem o jornal em sala de aula, como recurso didático.

HOMENAGENS

O professor Edvaldo Boaventura foi presenteado pelo prefeito Luiz Amaral, com o livro do historiador Emerson Pinto de Araújo, A Nova História de Jequié, e com uma coletânea de poesias do poeta jequieense Pacífico Ribeiro, entregue pelo aluno da Escola Municipal Edvaldo Boaventura (Florestal), Wandson Gonçalves.
Veja fotos do lançamento do projeto “A TARDE Educação” clicando no link abaixo.
http://www.flickr.com/photos/prefeituradejequie/sets/72157625201054318/

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FÓRUM COMUNITÁRIO TEVE AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR



O I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, realizado em Jequié, reuniu cerca de 800 pessoas no Palácio das Artes e no antigo Colégio CEMS, nesta quinta-feira, 30 de setembro. Representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público Estadual, da sociedade civil organizada, além de estudantes e outros convidados, contribuíram na discussão que visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. A participação popular foi o ponto alto do evento que foi acompanhado por Simone Amorim, do Jus-Populi, entidade parceira do Selo UNICEF que avalia as ações dos municípios que aderiram à premiação.

O Fórum, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e pela Comissão Municipal Pro-Selo, foi aberto pelo presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Luciano Bechote, em solenidade que contou com a participação do prefeito de Jequié, Luiz Amaral. Além do prefeito, fizeram pronunciamentos o vereador José Wanderley; o promotor de Justiça, Maurício Pessoa; o articulador da Comissão Municipal do Selo, Robério Chaves; a secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral; e a adolescente Islânia Barros, 15 anos, moradora do bairro Mandacaru.

O encontro desta quinta-feira, 30 de setembro de 2010, é a continuidade das atividades que vêm sendo realizadas em diversas comunidades, visando à mobilização do maior número de pessoas possível em torno da defesa dos diretos da criança e do adolescente. A ideia é que os poderes públicos, a sociedade civil organizada e a população em geral abracem essa causa, cada vez mais com afinco, e passem a atuar de forma planejada, buscando o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

O presidente do CMDCA, Luciano Belchote, disse que o encontro garantiu a participação de toda a sociedade, ali representada, na elaboração de propostas capazes de melhorar os indicadores sociais no município de Jequié. “Estamos satisfeitos com a presença maciça da sociedade”, comentou. Estiveram presentes representações de igrejas, associações, sindicatos, conselhos municipais, entidade estudantil, professores, alunos, imprensa, além do prefeito da cidade, secretários e diretores municipais, vereador, promotor de justiça, entre outros.

A representante do Jus-Populi, Simone Amorim, disse que Fórum é um momento muito especial para avaliar e indicar caminhos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Ela destaca também, que a adesão à premiação já demonstra um grande compromisso do município para a melhoria da qualidade de vida da infância e juventude.

Durante o Fórum, além da discussão da situação da criança e do adolescente em nosso Município, houve grupos de trabalhos para avaliar e propor novas metas para essa área, e apresentações culturais do grupo Jequié Clube Hip-Hop, do Grupo Capoeira de alunos da APAE e do Grupo de Teatro Art’Faces do Colégio Municipal Alíria Argolo.




As discussões foram pautadas pelas metas para o desenvolvimento do milênio e foram apresentadas discussões como aumento do número de soropositivos entre crianças e adolescentes, aumento da oferta de serviços especializados para crianças em risco, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, criação de uma casa de passagem para atender meninas em situação de risco social, fortalecimento dos órgãos que atuam na proteção à criança e o adolescente, entre outros.

O município de Jequié deve implementar as metas planejadas a partir do que foi discutido no Fórum e estará sendo avaliado até o fim dessa gestão, em 2012, quando será realizado um novo Fórum para avaliar o desenvolvimento do Município nas políticas voltadas para criança e adolescentes.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FÓRUM COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ

Participe do I fórum comunitário do selo unicef e contribua para a melhoria das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes! Quinta-feira, 30. 09, as 08:00 hs, no palácio das artes!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

O Selo UNICEF Município aprovado foi uma premiação criada pela UNICEF, para destacar os municípios que mais atuaram na execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O Município de Jequié está concorrendo ao prêmio e como parte da metodologia da premiação, estará realizando I Fórum Comunitário do Selo UNICEF.
O objetivo do Fórum, que é aberto a toda a comunidade, é discutir e sugerir políticas públicas para crianças e adolescentes. Na ocasião, as 45 representações da sociedade civil organizada, indicadas na metodologia da UNICEF, estarão discutindo o diagnóstico participativo, feito em etapas anteriores e construído por crianças e adolescentes do município.
O evento acontecerá no Palácio das Artes, na próxima quinta-feira (30. 09), pela manhã. Participe e contribua para a melhoria das políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes em nosso município.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

REUNIÃO PARA LANÇAMENTO DO FÓRUM COMUNITÁRIO




Com o objetivo de mobilização, bem como promover o lançamento do fórum comunitário e divulgar as ações do Selo UNICEF, integrantes da comissão pró-selo estiveram reunidos com diretores e coordenadores pedagógicos para discutir o tema.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no período da tarde. O fórum comunitário está previsto para acontecer no CAIC, no próximo dia 30. 09.




JEQUIÉ DEBATE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS



Diante da escalada da violência, com o envolvimento de crianças e adolescentes, e, principalmente, em razão de episódios ocorridos em escolas públicas na cidade de Jequié, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – decidiu promover uma reunião com representantes de entidades da Prefeitura, do Governo do Estado e da sociedade civil, na tentativa de encontrar soluções práticas para transformar os estabelecimentos públicos de ensino em ambientes sempre saudáveis e seguros.

A preocupação em torno do problema é grande, pois, a violência, que está presente em todos os lugares, é crescente nas escolas, com constantes agressões, ameaças e uso de drogas. A situação é considerada critica em algumas localidades, inclusive com registros de agressões físicas graves. No entendimento dos participantes, a sociedade precisa se envolver para ajudar o governo no combate à violência. “O fortalecimento da família é fundamental”, alertou a secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral. Além do papel da família, foi abordado, também, o papel do Ministério Público no combate à violência intra-escolar.
SECRETÁRIA LÉLEA AMARAL

A secretária de Educação, Miriam Rotondano, enfatizou a importância das ações integradas entre os poderes públicos, a sociedade civil organizada, as escolas e as famílias. “Estamos diante de um problema sério e complexo. Vencer a violência é uma tarefa que exige um grande esforço de todos”, disse a secretária, acrescentando que a administração municipal está preocupada com a situação.   

O presidente do CMDCA, Luciano Belchot, ressaltou a necessidade de continuidade das ações implementadas nessa área. Ele enfatizou também que essas ações fazem parte dos trabalhos para o Selo UNICEF, que também está atuando na área através de discussões e da elaboração do diagnóstico que será apresentado no Fórum Comunitário do Selo, previsto para acontecer no CAIC, no próximo dia 30.
PRESIDENTE DO CMDCA LUCIANO BELCHOTE

A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta terça-feira, 21 de setembro, no Auditório da Direc-13, com a participação do presidente do CMDCA, Luciano Belchote; das secretárias Lélea Amaral (Desenvolvimento Social), Miriam Rotondano (Educação), do presidente do Conselho Tutelar, Rafael Terêncio; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Duarte; da presidente da APLB, Claudenice Santana; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Miralva Moreira Rocha; Luzana Pereira Souza, coordenadora Pedagógica da Direc e Josélia Santos, Presidente do Conselho Municipal do Fundeb.     

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO CAIC

Nesta sexta-feira,  17. 09, a equipe pró-selo realizou mais uma etapa do diagnóstico participativo. Nessa etapa, realizada no CAIC do bairro Jequiezinho, estiveram presentes alunos do próprio CAIC e dos colégios Joaquim Marques Monteiro, José Augusto Barreto, Stela Câmara Dubois e Luis Viana Filho. A câmara de vereadores esteve representada na ocasião pelo vereador Roberto Pina.  

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO MANDACARÚ

Na última quarta-feira (15.09), aconteceu mais uma etapa do diagnóstico participativo para o selo unicef. Desta vez a equipe pró-selo visitou o bairro do mandacarú, onde esteve reunida no Centro de Referência em DST / AIDS, com alunos dos colégios Alírio Argôlo, Mary Rabelo e Nossa Senhora da Luz. Mas uma vez a equipe deu voz as crianças e adolescentes presentes e ouviu deles as sugestões em relação as políticas públicas direcionadas para essa parcela da população.








COMISSÃO PRÓ-SELO SE REÚNE COM O PREFEITO

Com o objetivo de avaliar as ações executadas pela equipe, a comissão pró-selo esteve reunida na manhã da quinta-feira, 09 de setembro, com o prefeito do município Luis Amaral, onde a equipe apresentou as ações executadas para o selo unicef e fez uma breve avaliação do andamento dos trabalhos.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR BRITO


Nesta sexta-feira (03. 09), aconteceu a primeira mobilização para o Fórum Comunitário, que acontecerá dia 30. 09 em nosso município. A equipe pró-selo esteve realizando um diagnóstico participativo com Colégios do bairro Joaquim Romão. Essa mobilização que aconteceu no Centro Educacional Professor Brito, no período matutino, contou com  a presença de outros colégios, como o Centro Educacional Ministro Simões Filho, o Grupo Escolar Gercino Coelho e o Centro Educacional Presidente Médici. Na ocasião, além da dinâmica para realização do diagnóstico, houve apresentação cultural de Hip Hop, e a presença da psicológa Midori Suga, respondendo aos questionamentos dos alunos presentes, que participaram bastante da mobilização.  








quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MOBILIZAÇÃO PARA FÓRUM COMUNITÁRIO

A primeira oficina de mobilização para o Fórum Comunitário do Selo Unicef acontecerá na próxima sexta-feira as 08:00, no Centro Educacional Professor Britto, do Bairro joaquim Romão. Contamos com a participação de toda a comunidade!

PROJOVEM ADOLESCENTE TEM CURSO PROFISSIONALIZANTE

De 20 a 22 de julho, oitenta adolescentes atendidos pelo Programa Projovem Adolescente participam do curso profissionalizante intensivo: Atendimento em Hotelaria, que vem sendo oferecido no Auditório do Centro de Referência em DST/ AIDS e que oportuniza a qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho aos adolescentes do Projovem, coletivos do Mandacaru que contam com uma equipe de educadores composta por 05 orientadores sociais e 01 estagiário de Educação Física.

O palestrante Dorival Júnior, Projeto Esperança e Fé, apresenta aos adolescentes temas sobre trabalho, empreendedorismo e habilidade profissional, questões pertinentes à formação humana e cidadã do indivíduo. O Projovem Adolescente é um programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Jequié que atende adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.

ALUNOS DO PROJOVEM PARTICIPAM DE OFICINA DE LEITURA



Alunos do Projovem Adolescente do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social - do Jequiezinho, participaram, nesta sexta-feira (13), de uma Oficina de Leitura. As atividades fazem parte do projeto Páginas Formando Leitores, do Centro de Estudos da leitura da UESB e foi coordenada pelas bolsistas do projeto Antônia Lia e Elinélia Oliveira.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de ler e discutir sobre crônicas e ao final, foram convidados a produzirem seus próprios textos. Segundo Elinélia Oliveira, as oficinas têm por objetivo despertar o gosto pela leitura, através de atividades como leitura, discussão e produção de gêneros textuais, exibição de filmes e dramatizações.

A coordenadora destaca ainda que o projeto tem sido de grande importância para o enriquecimento intelectual dos participantes, e por isso tem sido muito prazeroso participar. O projeto que já foi realizado com idosos, e em escolas, será levado também ao CRAS de outras localidades do município. 

ALIMENTO NUTRITIVO DE QUALIDADE É DISTRIBUINDO A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA PELA PREFEITURA



Com o objetivo de combater a desnutrição de pessoas carentes de bairros populares e de comunidades rurais, a Prefeitura de Jequié, num trabalho conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia, vem desenvolvendo o tradicional Programa Nossa Sopa, garantindo a distribuição de um alimento nutritivo de qualidade, pois a sopa distribuída é concentrada de verduras, enriquecida com proteínas animal e vegetal, arroz e condimentos. A prioridade são as famílias de localidades com elevado índice de desnutrição.

Nesta terça-feira, o benefício chegou a centenas de moradores da Baixa do Bomfim, Pau Ferro, Loteamento Tropical e Mirassol. A Secretária de Desenvolvimento Social do Município, Lélea Amaral, visitou a Creche Sebastião Azevedo durante a distribuição. Ela estava acompanhada da coordenadora do programa, Kelly Costa, da diretora da unidade de ensino, Paloma Vieira, do padre Everaldo, do Convento dos Passionistas, e de outros convidados.       

Kelly Costa explicou que o programa prevê que, periodicamente, deve ser feita uma avaliação dos beneficiados para saber se tem havido progresso. A Sopa Desidratada tem cinco sabores, galinha com macarrão e legumes, carne com arroz e legumes, feijão com macarrão, canja e carne com macarrão e legumes.

OUTRAS AÇÕES

O Programa Nossa Sopa é dos um dos muitos projetos sociais desenvolvidos em Jequié com reflexos positivos na qualidade de vida da população. A construção de mais de mil casas e apartamentos no Jequiezinho, Mandacaru/Itaigara, Cidade Nova/Curral Novo, através do Projeto Minha Casa, Minha Vida, é apontada como um dos mais bem sucedidos projetos sociais que vem sendo executado em Jequié, pois, garante a melhoria das condições de moradia de milhares de famílias e cria centenas de novos empregos.

No âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, também em parceria do com o Governo Federal, destaque para o Projovem Trabalhador, projeto que qualificou 500 jovens da nossa cidade, no primeiro semestre deste ano. Duzentos deles já estão trabalhando. Os demais estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Na segunda-feira, o prefeito Luiz Amaral recebeu o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na Prefeitura e pediu a ampliação do Projeto para oferecer novos cursos em 2011.

Afora isso, Jequié tem conseguido atrair investimentos importantes tanto da área pública como da privada, a exemplo da implantação do Instituto Federal da Bahia – IFBA; de mais uma indústria de calçados [Conforteflex, do grupo Ramarim], com capacidade de oferecer cerca de 1.500 empregos diretos; de uma fábrica de macarrão; entre muitos outros.

O VALOR DOS LAÇOS FAMILIARES PARA O DESENVOLVIMENTO DO INDIVIDUO É TEMA DE PALESTRA




O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - realizou na terça-feira (24), o encerramento da Programação de Encontros com os pais de alunos das jornadas, iniciado no dia 16. Desta vez, a reunião aconteceu na Jornada PETI do Jequiezinho e contou com a participação do palestrante Ubirajara Lima, professor da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -, que comentou o vídeo Vida Maria e falou sobre o valor dos laços familiares para o desenvolvimento saudável do indivíduo, bem como sua formação profissional.
 Vida Maria é um filme simples que retrata o cotidiano de muitas marias do nosso país que tem que deixar o estudo de lado pra se dedicar ao trabalho. A abertura do encontro foi feita pela coordenadora-geral do Peti, Claudine Aguiar Pinheiro.

PETI PROMOVE ENCONTRO DE PAIS E ALUNOS

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI – realiza, desde o dia 16, encontros com os pais e responsáveis dos atendidos em suas 7 Jornadas Ampliadas. Os encontros vão até o dia 24. Este é um momento especial dedicado a reunir pais e responsáveis das crianças e jovens que são atendidos nos Núcleos PETI do Joaquim Romão, Pau ferro, Mandacaru, Curral Novo, Cidade Nova, São Judas Tadeu e Jequiezinho. Além de ser uma oportunidade de estreitar os laços entre a família e o PETI é também um momento para esclarecimentos sobre os direitos e benefícios para os assistidos. Os próximos encontros serão realizados no São Judas [23/08] e Jequiezinho [24/08]