sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FÓRUM COMUNITÁRIO TEVE AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR



O I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, realizado em Jequié, reuniu cerca de 800 pessoas no Palácio das Artes e no antigo Colégio CEMS, nesta quinta-feira, 30 de setembro. Representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público Estadual, da sociedade civil organizada, além de estudantes e outros convidados, contribuíram na discussão que visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. A participação popular foi o ponto alto do evento que foi acompanhado por Simone Amorim, do Jus-Populi, entidade parceira do Selo UNICEF que avalia as ações dos municípios que aderiram à premiação.

O Fórum, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e pela Comissão Municipal Pro-Selo, foi aberto pelo presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Luciano Bechote, em solenidade que contou com a participação do prefeito de Jequié, Luiz Amaral. Além do prefeito, fizeram pronunciamentos o vereador José Wanderley; o promotor de Justiça, Maurício Pessoa; o articulador da Comissão Municipal do Selo, Robério Chaves; a secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral; e a adolescente Islânia Barros, 15 anos, moradora do bairro Mandacaru.

O encontro desta quinta-feira, 30 de setembro de 2010, é a continuidade das atividades que vêm sendo realizadas em diversas comunidades, visando à mobilização do maior número de pessoas possível em torno da defesa dos diretos da criança e do adolescente. A ideia é que os poderes públicos, a sociedade civil organizada e a população em geral abracem essa causa, cada vez mais com afinco, e passem a atuar de forma planejada, buscando o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

O presidente do CMDCA, Luciano Belchote, disse que o encontro garantiu a participação de toda a sociedade, ali representada, na elaboração de propostas capazes de melhorar os indicadores sociais no município de Jequié. “Estamos satisfeitos com a presença maciça da sociedade”, comentou. Estiveram presentes representações de igrejas, associações, sindicatos, conselhos municipais, entidade estudantil, professores, alunos, imprensa, além do prefeito da cidade, secretários e diretores municipais, vereador, promotor de justiça, entre outros.

A representante do Jus-Populi, Simone Amorim, disse que Fórum é um momento muito especial para avaliar e indicar caminhos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Ela destaca também, que a adesão à premiação já demonstra um grande compromisso do município para a melhoria da qualidade de vida da infância e juventude.

Durante o Fórum, além da discussão da situação da criança e do adolescente em nosso Município, houve grupos de trabalhos para avaliar e propor novas metas para essa área, e apresentações culturais do grupo Jequié Clube Hip-Hop, do Grupo Capoeira de alunos da APAE e do Grupo de Teatro Art’Faces do Colégio Municipal Alíria Argolo.




As discussões foram pautadas pelas metas para o desenvolvimento do milênio e foram apresentadas discussões como aumento do número de soropositivos entre crianças e adolescentes, aumento da oferta de serviços especializados para crianças em risco, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, criação de uma casa de passagem para atender meninas em situação de risco social, fortalecimento dos órgãos que atuam na proteção à criança e o adolescente, entre outros.

O município de Jequié deve implementar as metas planejadas a partir do que foi discutido no Fórum e estará sendo avaliado até o fim dessa gestão, em 2012, quando será realizado um novo Fórum para avaliar o desenvolvimento do Município nas políticas voltadas para criança e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário