terça-feira, 21 de setembro de 2010

JEQUIÉ DEBATE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS



Diante da escalada da violência, com o envolvimento de crianças e adolescentes, e, principalmente, em razão de episódios ocorridos em escolas públicas na cidade de Jequié, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – decidiu promover uma reunião com representantes de entidades da Prefeitura, do Governo do Estado e da sociedade civil, na tentativa de encontrar soluções práticas para transformar os estabelecimentos públicos de ensino em ambientes sempre saudáveis e seguros.

A preocupação em torno do problema é grande, pois, a violência, que está presente em todos os lugares, é crescente nas escolas, com constantes agressões, ameaças e uso de drogas. A situação é considerada critica em algumas localidades, inclusive com registros de agressões físicas graves. No entendimento dos participantes, a sociedade precisa se envolver para ajudar o governo no combate à violência. “O fortalecimento da família é fundamental”, alertou a secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral. Além do papel da família, foi abordado, também, o papel do Ministério Público no combate à violência intra-escolar.
SECRETÁRIA LÉLEA AMARAL

A secretária de Educação, Miriam Rotondano, enfatizou a importância das ações integradas entre os poderes públicos, a sociedade civil organizada, as escolas e as famílias. “Estamos diante de um problema sério e complexo. Vencer a violência é uma tarefa que exige um grande esforço de todos”, disse a secretária, acrescentando que a administração municipal está preocupada com a situação.   

O presidente do CMDCA, Luciano Belchot, ressaltou a necessidade de continuidade das ações implementadas nessa área. Ele enfatizou também que essas ações fazem parte dos trabalhos para o Selo UNICEF, que também está atuando na área através de discussões e da elaboração do diagnóstico que será apresentado no Fórum Comunitário do Selo, previsto para acontecer no CAIC, no próximo dia 30.
PRESIDENTE DO CMDCA LUCIANO BELCHOTE

A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta terça-feira, 21 de setembro, no Auditório da Direc-13, com a participação do presidente do CMDCA, Luciano Belchote; das secretárias Lélea Amaral (Desenvolvimento Social), Miriam Rotondano (Educação), do presidente do Conselho Tutelar, Rafael Terêncio; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Duarte; da presidente da APLB, Claudenice Santana; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Miralva Moreira Rocha; Luzana Pereira Souza, coordenadora Pedagógica da Direc e Josélia Santos, Presidente do Conselho Municipal do Fundeb.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário