quarta-feira, 20 de outubro de 2010

JEQUIÉ ADERE AO PROJETO A TARDE EDUCAÇÃO


O conhecimento abre portas. Com esse pensamento, a Prefeitura de Jequié aderiu ao projeto “A TARDE Educação”, em mais uma parceria firmada com o objetivo de incentivar à leitura no Município. O Termo de Adesão ao projeto foi assinado pelo prefeito de Jequié, Luiz Amaral, em solenidade realizada nesta terça-feira, 19 de outubro, no auditório do Itajubá Hotel, a qual contou com a participação do diretor geral do jornal A Tarde, Edvaldo Boaventura; da secretária de Educação, Miriam Rotondano; do diretor da Direc-13, Roberto Gondim, além de vários secretários e diretores municipais, profissionais da educação, alunos de escolas da rede pública municipal e outros convidados. Todos destacaram a importância dos investimentos que vêm sedo feitos no sentido de melhorar o aprendizado.

A Secretária Miriam Rotondano destacou o esforço da administração municipal de buscar novas parcerias na área da educação, citando as atividades desenvolvidas em conjunto com a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), a exemplo do projeto Sala de Leitura; e a parceria com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia) na execução do projeto Universidade Aberta do Brasil. “Por determinação do prefeito Luiz Amaral estamos implementando várias iniciativas capazes de melhorar a qualidade do ensino público”, disse.

O diretor do jornal A TARDE, Edvaldo Boaventura, destacou a importância do prefeito Luiz Amaral para a implantação do projeto em Jequié. Ele afirmou que Luiz Amaral fez questão de implantar o “A TARDE Educação” na cidade, demonstrando total interesse pela educação. Disse que a missão do projeto é a formação de leitores. “Todos nós precisamos ler. O jornal ensina e enriquece o currículo. A leitura informa e forma as pessoas, aumentando a capacidade crítica dos cidadãos”, concluiu.

O prefeito Luiz Amaral, por sua vez, enalteceu a participação do professor Edvaldo Boaventura para a educação na Bahia, afirmando que, foi graças a ele, o ensino superior chegou ao interior do Estado, resultando na criação de universidades como a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESB (Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia) e a UESF (Universidade Estadual de Feira de Santana). “Foi esse ilustre cidadão que planejou e executou o projeto de expansão do ensino superior no interior do Estado. O professor Edvaldo Boaventura possibilitou que milhares de jovens estudassem”, enfatizou.

De acordo com Luiz Amaral, antes os tempos eram ainda mais difíceis. Os jovens do interior tinham que estudar em Salvador, mas quem não tinha condições financeiras simplesmente não fazia curso superior. “É por isso que todos reconhecem seu trabalho, a sua importância para a Bahia”, afirmou.

O projeto “A TARDE Educação” será desenvolvido, inicialmente, em 17 escolas da rede municipal de ensino da sede e da zona rural, atendendo aproximadamente 7 mil alunos. As escolas cadastradas receberão um kit pedagógico e terão acesso aos conteúdos do site do A TARDE. Além das assinaturas que as escolas cadastradas receberão, serão realizadas oficinas para que os professores sejam capacitados para utilizarem o jornal em sala de aula, como recurso didático.

HOMENAGENS

O professor Edvaldo Boaventura foi presenteado pelo prefeito Luiz Amaral, com o livro do historiador Emerson Pinto de Araújo, A Nova História de Jequié, e com uma coletânea de poesias do poeta jequieense Pacífico Ribeiro, entregue pelo aluno da Escola Municipal Edvaldo Boaventura (Florestal), Wandson Gonçalves.
Veja fotos do lançamento do projeto “A TARDE Educação” clicando no link abaixo.
http://www.flickr.com/photos/prefeituradejequie/sets/72157625201054318/

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FÓRUM COMUNITÁRIO TEVE AMPLA PARTICIPAÇÃO POPULAR



O I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, realizado em Jequié, reuniu cerca de 800 pessoas no Palácio das Artes e no antigo Colégio CEMS, nesta quinta-feira, 30 de setembro. Representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público Estadual, da sociedade civil organizada, além de estudantes e outros convidados, contribuíram na discussão que visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente. A participação popular foi o ponto alto do evento que foi acompanhado por Simone Amorim, do Jus-Populi, entidade parceira do Selo UNICEF que avalia as ações dos municípios que aderiram à premiação.

O Fórum, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e pela Comissão Municipal Pro-Selo, foi aberto pelo presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Luciano Bechote, em solenidade que contou com a participação do prefeito de Jequié, Luiz Amaral. Além do prefeito, fizeram pronunciamentos o vereador José Wanderley; o promotor de Justiça, Maurício Pessoa; o articulador da Comissão Municipal do Selo, Robério Chaves; a secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral; e a adolescente Islânia Barros, 15 anos, moradora do bairro Mandacaru.

O encontro desta quinta-feira, 30 de setembro de 2010, é a continuidade das atividades que vêm sendo realizadas em diversas comunidades, visando à mobilização do maior número de pessoas possível em torno da defesa dos diretos da criança e do adolescente. A ideia é que os poderes públicos, a sociedade civil organizada e a população em geral abracem essa causa, cada vez mais com afinco, e passem a atuar de forma planejada, buscando o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

O presidente do CMDCA, Luciano Belchote, disse que o encontro garantiu a participação de toda a sociedade, ali representada, na elaboração de propostas capazes de melhorar os indicadores sociais no município de Jequié. “Estamos satisfeitos com a presença maciça da sociedade”, comentou. Estiveram presentes representações de igrejas, associações, sindicatos, conselhos municipais, entidade estudantil, professores, alunos, imprensa, além do prefeito da cidade, secretários e diretores municipais, vereador, promotor de justiça, entre outros.

A representante do Jus-Populi, Simone Amorim, disse que Fórum é um momento muito especial para avaliar e indicar caminhos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Ela destaca também, que a adesão à premiação já demonstra um grande compromisso do município para a melhoria da qualidade de vida da infância e juventude.

Durante o Fórum, além da discussão da situação da criança e do adolescente em nosso Município, houve grupos de trabalhos para avaliar e propor novas metas para essa área, e apresentações culturais do grupo Jequié Clube Hip-Hop, do Grupo Capoeira de alunos da APAE e do Grupo de Teatro Art’Faces do Colégio Municipal Alíria Argolo.




As discussões foram pautadas pelas metas para o desenvolvimento do milênio e foram apresentadas discussões como aumento do número de soropositivos entre crianças e adolescentes, aumento da oferta de serviços especializados para crianças em risco, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, criação de uma casa de passagem para atender meninas em situação de risco social, fortalecimento dos órgãos que atuam na proteção à criança e o adolescente, entre outros.

O município de Jequié deve implementar as metas planejadas a partir do que foi discutido no Fórum e estará sendo avaliado até o fim dessa gestão, em 2012, quando será realizado um novo Fórum para avaliar o desenvolvimento do Município nas políticas voltadas para criança e adolescentes.