Participe do I fórum comunitário do selo unicef e contribua para a melhoria das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes! Quinta-feira, 30. 09, as 08:00 hs, no palácio das artes!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
I FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF
O Selo UNICEF Município aprovado foi uma premiação criada pela UNICEF, para destacar os municípios que mais atuaram na execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O Município de Jequié está concorrendo ao prêmio e como parte da metodologia da premiação, estará realizando I Fórum Comunitário do Selo UNICEF.
O objetivo do Fórum, que é aberto a toda a comunidade, é discutir e sugerir políticas públicas para crianças e adolescentes. Na ocasião, as 45 representações da sociedade civil organizada, indicadas na metodologia da UNICEF, estarão discutindo o diagnóstico participativo, feito em etapas anteriores e construído por crianças e adolescentes do município.
O evento acontecerá no Palácio das Artes, na próxima quinta-feira (30. 09), pela manhã. Participe e contribua para a melhoria das políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes em nosso município.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
REUNIÃO PARA LANÇAMENTO DO FÓRUM COMUNITÁRIO
A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no período da tarde. O fórum comunitário está previsto para acontecer no CAIC, no próximo dia 30. 09.
JEQUIÉ DEBATE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
Diante da escalada da violência, com o envolvimento de crianças e adolescentes, e, principalmente, em razão de episódios ocorridos em escolas públicas na cidade de Jequié, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – decidiu promover uma reunião com representantes de entidades da Prefeitura, do Governo do Estado e da sociedade civil, na tentativa de encontrar soluções práticas para transformar os estabelecimentos públicos de ensino em ambientes sempre saudáveis e seguros.
A preocupação em torno do problema é grande, pois, a violência, que está presente em todos os lugares, é crescente nas escolas, com constantes agressões, ameaças e uso de drogas. A situação é considerada critica em algumas localidades, inclusive com registros de agressões físicas graves. No entendimento dos participantes, a sociedade precisa se envolver para ajudar o governo no combate à violência. “O fortalecimento da família é fundamental”, alertou a secretária de Desenvolvimento Social, Lélea Amaral. Além do papel da família, foi abordado, também, o papel do Ministério Público no combate à violência intra-escolar.
![]() |
SECRETÁRIA LÉLEA AMARAL |
A secretária de Educação, Miriam Rotondano, enfatizou a importância das ações integradas entre os poderes públicos, a sociedade civil organizada, as escolas e as famílias. “Estamos diante de um problema sério e complexo. Vencer a violência é uma tarefa que exige um grande esforço de todos”, disse a secretária, acrescentando que a administração municipal está preocupada com a situação.
O presidente do CMDCA, Luciano Belchot, ressaltou a necessidade de continuidade das ações implementadas nessa área. Ele enfatizou também que essas ações fazem parte dos trabalhos para o Selo UNICEF, que também está atuando na área através de discussões e da elaboração do diagnóstico que será apresentado no Fórum Comunitário do Selo, previsto para acontecer no CAIC, no próximo dia 30.
![]() |
PRESIDENTE DO CMDCA LUCIANO BELCHOTE |
A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta terça-feira, 21 de setembro, no Auditório da Direc-13, com a participação do presidente do CMDCA, Luciano Belchote; das secretárias Lélea Amaral (Desenvolvimento Social), Miriam Rotondano (Educação), do presidente do Conselho Tutelar, Rafael Terêncio; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Duarte; da presidente da APLB, Claudenice Santana; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Miralva Moreira Rocha; Luzana Pereira Souza, coordenadora Pedagógica da Direc e Josélia Santos, Presidente do Conselho Municipal do Fundeb.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO CAIC
Nesta sexta-feira, 17. 09, a equipe pró-selo realizou mais uma etapa do diagnóstico participativo. Nessa etapa, realizada no CAIC do bairro Jequiezinho, estiveram presentes alunos do próprio CAIC e dos colégios Joaquim Marques Monteiro, José Augusto Barreto, Stela Câmara Dubois e Luis Viana Filho. A câmara de vereadores esteve representada na ocasião pelo vereador Roberto Pina.
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO MANDACARÚ
Na última quarta-feira (15.09), aconteceu mais uma etapa do diagnóstico participativo para o selo unicef. Desta vez a equipe pró-selo visitou o bairro do mandacarú, onde esteve reunida no Centro de Referência em DST / AIDS, com alunos dos colégios Alírio Argôlo, Mary Rabelo e Nossa Senhora da Luz. Mas uma vez a equipe deu voz as crianças e adolescentes presentes e ouviu deles as sugestões em relação as políticas públicas direcionadas para essa parcela da população.
COMISSÃO PRÓ-SELO SE REÚNE COM O PREFEITO
Com o objetivo de avaliar as ações executadas pela equipe, a comissão pró-selo esteve reunida na manhã da quinta-feira, 09 de setembro, com o prefeito do município Luis Amaral, onde a equipe apresentou as ações executadas para o selo unicef e fez uma breve avaliação do andamento dos trabalhos.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO NO CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR BRITO
Nesta sexta-feira (03. 09), aconteceu a primeira mobilização para o Fórum Comunitário, que acontecerá dia 30. 09 em nosso município. A equipe pró-selo esteve realizando um diagnóstico participativo com Colégios do bairro Joaquim Romão. Essa mobilização que aconteceu no Centro Educacional Professor Brito, no período matutino, contou com a presença de outros colégios, como o Centro Educacional Ministro Simões Filho, o Grupo Escolar Gercino Coelho e o Centro Educacional Presidente Médici. Na ocasião, além da dinâmica para realização do diagnóstico, houve apresentação cultural de Hip Hop, e a presença da psicológa Midori Suga, respondendo aos questionamentos dos alunos presentes, que participaram bastante da mobilização.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
MOBILIZAÇÃO PARA FÓRUM COMUNITÁRIO
A primeira oficina de mobilização para o Fórum Comunitário do Selo Unicef acontecerá na próxima sexta-feira as 08:00, no Centro Educacional Professor Britto, do Bairro joaquim Romão. Contamos com a participação de toda a comunidade!
PROJOVEM ADOLESCENTE TEM CURSO PROFISSIONALIZANTE
De 20 a 22 de julho, oitenta adolescentes atendidos pelo Programa Projovem Adolescente participam do curso profissionalizante intensivo: Atendimento em Hotelaria, que vem sendo oferecido no Auditório do Centro de Referência em DST/ AIDS e que oportuniza a qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho aos adolescentes do Projovem, coletivos do Mandacaru que contam com uma equipe de educadores composta por 05 orientadores sociais e 01 estagiário de Educação Física.
O palestrante Dorival Júnior, Projeto Esperança e Fé, apresenta aos adolescentes temas sobre trabalho, empreendedorismo e habilidade profissional, questões pertinentes à formação humana e cidadã do indivíduo. O Projovem Adolescente é um programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Jequié que atende adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.
ALUNOS DO PROJOVEM PARTICIPAM DE OFICINA DE LEITURA
Alunos do Projovem Adolescente do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social - do Jequiezinho, participaram, nesta sexta-feira (13), de uma Oficina de Leitura. As atividades fazem parte do projeto Páginas Formando Leitores, do Centro de Estudos da leitura da UESB e foi coordenada pelas bolsistas do projeto Antônia Lia e Elinélia Oliveira.
Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de ler e discutir sobre crônicas e ao final, foram convidados a produzirem seus próprios textos. Segundo Elinélia Oliveira, as oficinas têm por objetivo despertar o gosto pela leitura, através de atividades como leitura, discussão e produção de gêneros textuais, exibição de filmes e dramatizações.
A coordenadora destaca ainda que o projeto tem sido de grande importância para o enriquecimento intelectual dos participantes, e por isso tem sido muito prazeroso participar. O projeto que já foi realizado com idosos, e em escolas, será levado também ao CRAS de outras localidades do município.
ALIMENTO NUTRITIVO DE QUALIDADE É DISTRIBUINDO A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA PELA PREFEITURA
Com o objetivo de combater a desnutrição de pessoas carentes de bairros populares e de comunidades rurais, a Prefeitura de Jequié, num trabalho conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia, vem desenvolvendo o tradicional Programa Nossa Sopa, garantindo a distribuição de um alimento nutritivo de qualidade, pois a sopa distribuída é concentrada de verduras, enriquecida com proteínas animal e vegetal, arroz e condimentos. A prioridade são as famílias de localidades com elevado índice de desnutrição.
Nesta terça-feira, o benefício chegou a centenas de moradores da Baixa do Bomfim, Pau Ferro, Loteamento Tropical e Mirassol. A Secretária de Desenvolvimento Social do Município, Lélea Amaral, visitou a Creche Sebastião Azevedo durante a distribuição. Ela estava acompanhada da coordenadora do programa, Kelly Costa, da diretora da unidade de ensino, Paloma Vieira, do padre Everaldo, do Convento dos Passionistas, e de outros convidados.
Kelly Costa explicou que o programa prevê que, periodicamente, deve ser feita uma avaliação dos beneficiados para saber se tem havido progresso. A Sopa Desidratada tem cinco sabores, galinha com macarrão e legumes, carne com arroz e legumes, feijão com macarrão, canja e carne com macarrão e legumes.
OUTRAS AÇÕES
O Programa Nossa Sopa é dos um dos muitos projetos sociais desenvolvidos em Jequié com reflexos positivos na qualidade de vida da população. A construção de mais de mil casas e apartamentos no Jequiezinho, Mandacaru/Itaigara, Cidade Nova/Curral Novo, através do Projeto Minha Casa, Minha Vida, é apontada como um dos mais bem sucedidos projetos sociais que vem sendo executado em Jequié, pois, garante a melhoria das condições de moradia de milhares de famílias e cria centenas de novos empregos.
No âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, também em parceria do com o Governo Federal, destaque para o Projovem Trabalhador, projeto que qualificou 500 jovens da nossa cidade, no primeiro semestre deste ano. Duzentos deles já estão trabalhando. Os demais estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Na segunda-feira, o prefeito Luiz Amaral recebeu o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na Prefeitura e pediu a ampliação do Projeto para oferecer novos cursos em 2011.
Afora isso, Jequié tem conseguido atrair investimentos importantes tanto da área pública como da privada, a exemplo da implantação do Instituto Federal da Bahia – IFBA; de mais uma indústria de calçados [Conforteflex, do grupo Ramarim], com capacidade de oferecer cerca de 1.500 empregos diretos; de uma fábrica de macarrão; entre muitos outros.
O VALOR DOS LAÇOS FAMILIARES PARA O DESENVOLVIMENTO DO INDIVIDUO É TEMA DE PALESTRA
O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - realizou na terça-feira (24), o encerramento da Programação de Encontros com os pais de alunos das jornadas, iniciado no dia 16. Desta vez, a reunião aconteceu na Jornada PETI do Jequiezinho e contou com a participação do palestrante Ubirajara Lima, professor da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -, que comentou o vídeo Vida Maria e falou sobre o valor dos laços familiares para o desenvolvimento saudável do indivíduo, bem como sua formação profissional.
Vida Maria é um filme simples que retrata o cotidiano de muitas marias do nosso país que tem que deixar o estudo de lado pra se dedicar ao trabalho. A abertura do encontro foi feita pela coordenadora-geral do Peti, Claudine Aguiar Pinheiro.
PETI PROMOVE ENCONTRO DE PAIS E ALUNOS
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI – realiza, desde o dia 16, encontros com os pais e responsáveis dos atendidos em suas 7 Jornadas Ampliadas. Os encontros vão até o dia 24. Este é um momento especial dedicado a reunir pais e responsáveis das crianças e jovens que são atendidos nos Núcleos PETI do Joaquim Romão, Pau ferro, Mandacaru, Curral Novo, Cidade Nova, São Judas Tadeu e Jequiezinho. Além de ser uma oportunidade de estreitar os laços entre a família e o PETI é também um momento para esclarecimentos sobre os direitos e benefícios para os assistidos. Os próximos encontros serão realizados no São Judas [23/08] e Jequiezinho [24/08]
Assinar:
Postagens (Atom)